top of page
Coopermais

90 Dias Vitais para uma lactação de sucesso, quais são os pontos a serem monitorados nesse período?

A vaca leiteira é um animal que nas últimas décadas vem evoluindo cada vez mais, e com isso, os manejos e cuidados específicos começaram a se tornar mais frequentes. Os 90 dias Vitais são um período de extrema importância para uma vaca produtora de leite e compreende os 60 dias anteriores do parto e os 30 dias após o parto. É onde iremos prepará-la para enfrentar uma nova lactação e dar condições de expressar seu completo potencial produtivo.

Ações preventivas e corretivas devem ser feitas nesse período, como vacinações, casqueamento, terapia de vaca seca e entre outros manejos, são indispensáveis para que esse animal consiga entregar toda sua capacidade de produção. Dietas acidogênicas ou, aniônicas, também conhecidas como, “dieta pré-parto”, estão cada vez mais presentes nas propriedades, tanto de pequeno, como de grande porte. Essa dieta tem como função, prevenir, ou ao menos, diminuir a incidência das principais doenças do pós-parto, como, cetose, hipocalcemia clínica e subclínica, redução nos casos de mastite no pós-parto imediato, retenção de membranas fetais e entre outros distúrbios que são muito comuns nesse período. Outra função importante é o aumento da qualidade e quantidade do colostro, que é o alimento mais importante que um animal recém-nascido deve receber.

Várias ações que realizamos ou não nos 90 dias vitais, estão relacionadas ao sucesso produtivo e econômico das propriedades, o manejo pré-parto citado acima é amplamente conhecido e trabalhado a muito tempo, mas como mencionado anteriormente, a vaca é um animal que evoluiu muito nas últimas décadas e com isso novas necessidades nesse período começaram a serem visualizadas. Um dos exemplos é a exigência de um maior conforto térmico para esses animais em transição. Estudos recentes apontam os impactos na diminuição do consumo de matéria seca, perda de peso, menor produção de leite, além de influenciar na vida produtiva da bezerra que ainda estava “dentro da barriga da vaca”.

Diante disso, podemos notar que tudo que nós realizamos, ou deixamos de realizar durante esse período da vaca, irá impactar diretamente no sucesso da lactação posterior desse animal. A ELANCO, é líder mundial em saúde animal e dispõe de várias ferramentas para controlar e amenizar esses impactos. Produtos como, Rumensin, Catosal, Calfon oral e Vigantol ADE, entre outros podem ser utilizados nesse momento para maximizar os ganhos dentro da propriedade, para mais informações contate-nos.


Autores: Lucas Groth e Gilberto De Bona Foltran, Médicos Veterinários e Consultores de Demanda ELANCO ruminantes.





Comments


bottom of page